Please enter banners and links.
Dr. Bruno Marinho
Então vamos lá, calce o tênis e vamos para a rua! Mas espere um pouco, não é tão simples assim.
Não é incomum vermos as pessoas postando em suas redes sociais provas e treinos, já que hoje a corrida de rua se tornou o segundo esporte mais praticado no Brasil, e quanto mais pessoas aderem a esta prática, maior o número de pessoas com lesões.
Isso se explica, porque mesmo com o aumento da tecnologia, com equipamentos cada vez mais sofisticados, que: monitoram sua corrida, cadência, percurso, batimento cardíaco, amortecem impacto, repelem suor, compressores de tecidos, etc.; as pessoas não têm se preparado para manter uma rotina de treinamento.
Muito diferente de correr, é treinar corrida. É sabido que a corrida se mantém em cinco pilares: Nutrição, Treinamento, Força, Comportamento e Biomecânica. E para tal, faz-se necessário um profissional capacitado para identificar desequilíbrios musculares, falhas na mecânica de corrida, dosar o volume e a intensidade de seus treinos e bem como progredir de forma segura o seu desempenho. Lembre-se que correr com dor não é normal, respeite os sinais que seu corpo manifesta.
As principais razões para o aparecimento de lesões são: sobrecargas, impacto excessivo e dissemetrias musculares. Sendo que as lesões mais comuns são: Tendinite do tendão de Aquiles, Tendinite da Pata de Ganso, Síndrome do Atrito Iliotibial, Fasceíte e fraturas por estresse.
Portanto se você é praticante de corrida, ou quer iniciar esta atividade tão prazerosa, procure um profissional competente. Porque cada treino é individual; e identificar suas características é fundamental para que o plano de treinamento, ou mesmo de tratamento, obtenha a melhor resposta possível de seu organismo, mantendo sua atividade de forma contínua.
Melhor que correr, é não ter que ser forçado a parar de correr. Previna-se.
Dr. Bruno Marinho
Graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais.
Pós Graduado em Fisioterapia Ortopédica Traumatológica e Desportiva.
Pós Graduando Biomecânica da Atividade Física na Saúde e Reabilitação.
Ampla experiência em Fisioterapia Ortopédica Desportiva e Biomecânica da Corrida.
Professor de Quiropraxia Clínica e Lesões de Membros Inferiores
Atuou como Diretor do Centro de Especialidades em Franca (NGA-16).
Atua como Fisioterapeuta no Instituto Trata / ITC Vertebral.