SUPLEMENTAÇÃO E ALIMENTAÇÃO DURANTE A CORRIDA

Please enter banners and links.

Próximos a uma corrida longa, tenho recebido no consultório aqui na Bodyzone atletas/esportistas interessados em descobrir alimentos que podem dar energia o suficiente para ajudar no desempenho da prova.  Realmente é uma pauta que deve ser discutida, afinal provas de 20/ 25km contínuos podem demorar horas, o que pode requerer uma ingestão de energia durante a corrida. Nesta hora é que surge as dúvidas: Melhor comer? Suplementar? Qual tipo de suplemento? Em qual consistência? Líquido ou gel?

Pois é. Para quem suplementa durante o percurso, existem diversas opções. A melhor escolha (como eu digo em praticamente tudo sobre alimentação) é a que seu organismo se adapta melhor. Mas pra quem vai começar a testar essa estratégia, pode iniciar pelas indicações que na teoria/prática são mais indicados e aceitos.

A primeira dúvida a ser esclarecida: Opto pelo alimento ou suplemento?

Uma característica do meu atendimento, é que eu sempre dou prioridade ao alimento. Pré treinamento, por exemplo, regularmente meus pacientes usam de uma alimentação mesmo. Sempre dou prioridade a uma fonte de carboidrato associada com fibras, pelo menos 1h antes de treinamento. O carboidrato é capaz de fornecer energia para o treinamento e a fibra garante que essa energia esteja disponível gradativamente. Mas existem as pessoas que não conseguem comer até 1h antes do treinamento, nesses casos é uma opção a suplementação. Não necessariamente, se você não consegue comer 1h antes precisa suplementar. O ideal é observar sua alimentação como um todo e atentar-se se você está conseguindo manter o desempenho durante o treino. Se sim, pode continuar se alimentando antes. Se não, o mais indicado seria uma suplementação energética – geralmente de carboidratos – para que seu desempenho seja efetivo.

A segunda maior dúvida é: Se eu decidir pelo suplemento, tem diferença entre gel, pó e água ou solido?

Sim, existe. São diversas. A composição dos suplementos é diferente, os sabores são diferentes, a funcionalidade é diferente, e principalmente, a digestão é diferente. Em destaque coloco a digestão, porque quando optamos por um carboidrato em gel com a mesma composição de um solúvel em água, pagamos mais caro principalmente pela textura em gel evitar desconforto gástrico. Isso foi pensado para aqueles atletas que quanto tomam bastante líquido não se sentem bem para correr e treinar. Já em gel esse desconforto é diminuído. O tempo de absorção pode ser diferenciado também.

O líquido e o em gel tem pequenas diferenças quando comparados a fontes energéticas solidas. O que pode demorar um pouco mais para liberar essa energia para o uso. Mas dependendo da modalidade, se você precisa que essa energia realmente demore um pouco mais para estar disponível – provas mais longas – pode ser que seja mais um aliado do que um inimigo.

As informações de como diferenciar são importantes para que você e seu Nutricionista consigam levar em consideração a sua individualidade e optar pela melhor composição para você. Frisando seu melhor desempenho e produtividade.

          Você está se preparando para alguma competição longa? Conta pra gente pelo e-mail nutricaodesportiva@bodyzonebr.com.br. Ou venha conversar pessoalmente na clínicaBodyzone Brasil.

Laís Prado, nutricionista


Laís Prado
Nutricionista, Especialista em Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva, Mestre em Promoção de Saúde, por 4 anos pesquisadora do Núcleo de estudos em saúde, genética e exercício físico (NESGEF – USP). Aperfeiçoada em Envelhecimento Ativo e Saudável, pela Universidade de Coimbrã – PT. Experiência em Atendimento de Atletas em comissão técnica Atendimento clínico com esportistas.

One Reply to “SUPLEMENTAÇÃO E ALIMENTAÇÃO DURANTE A CORRIDA”

Comments are closed.