Fisgada na coxa

Please enter banners and links.

Você já sentiu uma fisgada na parte posterior da coxa enquanto corria?
Se sim, sabe bem que não é nada confortável. Esta fisgada a que me refiro é de estiramento muscular, que pode levar a dificuldade de caminhar, dor e hematoma. Uma sensação muito diferente da cãimbra, que são fasciculações do músculo, gerando contração involúntária, devido a esforço extremo, fadiga, desidratação, etc.
O estiramento muscular, muito conhecido como fisgada, pode ser desde um leve desconforto, até a ruptura parcial, ou total deste músculo. Nesses casos de rompimento, muitos pacientes relatam ouvir um estalo no momento da lesão.
A fisgada acontece principalmente em situações de explosão muscular, onde o atleta necessita de muita energia na contração do músculo e principalmente um mecanismo eficiente de desaceleração, e como os músculos posteriores de coxa tem ação fundamental na desaceleração, eles são os principais músculos lesados por estiramento. A diminuição da flexibilidade e força destas fibras musculares, associados a falta de momento de aquecimento pré-atividade, aumentam muito a chance de uma lesão.
Contudo é mais comum observarmos esta lesão em atletas de provas rápidas, como provas de 100m, 200m, 400m e 800m. Para atletas de fundo, ou esportes coletivos normalmente acontece durante um tiro, um sprint, que vai exigir daquela região toda a força, flexibilidade e controle motor citados anteriormente.
Desta forma, mantenha-se flexível de forma funcional, faça trabalho de força muscular, exercite sua técnica para diminuir as chance de uma lesão por estiramento. Mas caso apresente o quadro explicitado, procure um profissional para tratamento, lesões mal curadas elevam muito o índice de relesões.


Dr. Bruno Marinho
Graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. 
Pós Graduado em Fisioterapia Ortopédica Traumatológica e Desportiva.
Pós Graduando Biomecânica da Atividade Física na Saúde e Reabilitação.
Ampla experiência em Fisioterapia Ortopédica Desportiva e Biomecânica da Corrida. 
Professor de Quiropraxia Clínica e Lesões de Membros Inferiores
Atuou como Diretor do Centro de Especialidades em Franca (NGA-16). 
Atua como Fisioterapeuta no Instituto Trata / ITC Vertebral.

One Reply to “Fisgada na coxa”

  1. Hello my friend! I want to say that this article is amazing, great written and come with approximately all vital infos. I would like to see extra posts like this .

Comments are closed.