ASFALTO X TERRA

Please enter banners and links.

Impressionante o número de praticantes de corrida atualmente. Este número tem crescido assustadoramente, ainda mais quando se descobre que a corrida não precisa ser na rua. A terra agora faz parte do calendário de provas de muitos corredores. Mas existe diferença?

Inicialmente podemos dizer que é obvio que existe diferença, uma vez que uma acontece na rua e outra não. No entanto as diferenças não param por aí, seu corpo é exigido de formas diversas em cada uma das situações. Mesmo sabendo que efeito neurofisiológico é o mesmo, o sistema musculoesquelético já não é bem assim.

No asfalto, existe uma possibilidade de manter ritmo de corrida e padrão de movimento, saber exatamente como esta o terreno abaixo do seu pé. Preocupações externas são mínimas. Com isso a demanda musculoesquelética fica bem amarrada na biomecânica da corrida e com a força muscular. As lesões características estão mais associadas ao alto impacto e por esforços repetitivos.

Na terra, a inconstância de ritmoe padrão de movimento é a grande realidade, o solo tem grandes variações de estabilidade, sendo uma das grandes preocupações externas do corredor. Mudanças de direção, desaceleração e escaladas podem ser partes importantes do trajeto, gerando necessidade de controle motor, resistência muscular e grande fator proprioceptivo (noção de espaço). Fica claro, que as preocupações externas são mais abundantes neste terreno. As lesões características estão associadas aos traumas (entorses de tornozelo e joelho, contusões) e lesões musculares (contraturas e estiramentos).

Não importa o lugar que você corre, o importante é entender que você será exigido de diferentes formas. Se prepare, treine, conheça seu rendimento. Afinal, como sempre digo, melhor que correr é não ter que parar de correr.

Dr. Bruno Marinho
Graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. 
Pós Graduado em Fisioterapia Ortopédica Traumatológica e Desportiva.
Pós Graduando Biomecânica da Atividade Física na Saúde e Reabilitação.
Ampla experiência em Fisioterapia Ortopédica Desportiva e Biomecânica da Corrida. 
Professor de Quiropraxia Clínica e Lesões de Membros Inferiores
Atuou como Diretor do Centro de Especialidades em Franca (NGA-16). 
Atua como Fisioterapeuta no Instituto Trata / ITC Vertebral.

2 Replies to “ASFALTO X TERRA

  1. Hi there! Quick question that’s totally off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My weblog looks weird when browsing from my iphone. I’m trying to find a template or plugin that might be able to resolve this issue. If you have any recommendations, please share. With thanks!

Comments are closed.