Please enter banners and links.
Por Márcio Souza
Nossa Franca está se tornando referência nas corridas de ruas no Interior Paulista. Basta comparar a quantidade em tempo não muito longíquo para se constatar o aumento exponencial na quantidade e na qualidade.
Para 2019, somente no calendário ACOFRANCA (veja aqui), são 15 corridas agendadas, número que poderá subir, com outras surgindo durante o ano.
O corredor vinculado a alguma assessoria ou grupo de corrida, por certo tem domínio dos cuidados básicos para enfrentar uma corrida de 5, 10 ou 21km, mas para aquele que está começando agora, muitas são por certo as dúvidas.
A primeira corrida do ano será a 8ª Corrida Esportiva da Alta Mogiana, organizada pelo atleta Serginho Silva, que neste ano terá percursos inéditos para 5,10 e 21km e esta é uma ótima oportunidade para quem quer começar a correr, lembrando que esta será também a primeira etapa, de um do total de sete, do ranking ACOFRANCA/FEAC que premia os atletas Francanos que melhor se sobressaem no geral ou em sua faixa etária (divididas de cinco em cinco anos)
Preparei a seguir, as dicas básicas para o corredor iniciante.
ANTES DA PROVA
Tênis novo
Não estreie nenhum tênis novo. Nem roupas. Na última semana o melhor é manter as peças com as quais treinou e se acostumou.
Conheça o percurso antes de correr a prova
Veja o mapa do local da corrida de rua e olhe a rota determinada pela organização. Se tiver oportunidade, corra em ritmo leve pelo local antes da corrida — isso ajudará a conhecer cada detalhe a prova.
Descanse
Faça apenas corridas leves para manter a rodagem. Não comece aulas novas na academia nem faça treinos diferentes, intensos ou desgastantes demais.
Coma bem e não experimente coisas novas
É hora de dar ao corpo bastante energia em forma de comida de verdade. Coma bem e evite gorduras e frituras. Beba bastante água e coma alimentos naturais, não processados.
Durma bem e bastante
O sono é um dos principais meios para ter uma boa performance. Especialistas em fisiologia afirmam que o corpo precisa de cerca de 8 horas de sono para render bem antes de correr.
Não perca a hora
Ajuste seu alarme para, pelo menos, três horas antes do horário da largada, para que possa tomar um bom café manhã e ir ao banheiro com tranquilidade.
Alimentação e hidratação
Não consuma comidas pesadas e de difícil digestão até 2 horas antes de correr.Não exagere na hidratação para não pesar o corpo — muita água pode dar vontade de ir ao banheiro na hora da corrida ou causar desconforto no estômago.
Durante a corrida de rua
Comece devagar
Corra os primeiros 10% da prova mais devagar do que o normal e vá administrando a velocidade ao longo do percurso. Lembre-se, cada um teve seu treinamento e tem sua estratégia individual. Siga o seu plano, não o dos outros.
Sem pressa
Na hora da largada não adianta sair correndo feito um doido. Normalmente, neste momento, os corredores estão todos aglomerados e você, na pressa, pode tropeçar ou até atrapalhar alguém (ou ser atrapalhado). O negócio é ter paciência mesmo.
Hidratação durante a corrida
Não é preciso sentir sede para se hidratar! Aproveite cada posto de hidratação da prova (uma de 5 km, por exemplo, normalmente possui dois postos) para beber um pouco de água.
Márcio Souza
Diretor da ACOFRANCA
Com informações da www.ativo.com