Please enter banners and links.
Todos os dias, nós que gostamos de corrida, ou simplesmente corremos, somos bombardeados o tempo todo com esse termo, CADÊNCIA!
Mas você sabe o que é isso? E para que serve?
A cadência nada mais é que a quantidade de vezes que um de seus pés toca o chão durante um minuto, durante a corrida. Se é só isso, por que é tão importante?
A cadência pode variar dependendo da velocidade, no entanto existem muitos estudos que trazem a cadência como fundamental para a corrida, sendo tão importante quanto o gesto esportivo. Uma cadência baixa, descreve passadas mais lentas e/ou maiores, que podem necessitar de mais esforço físico para realiza-la. Outro detalhe importante da redução de cadência, é que o pé tende a estar mais à frente do tronco no primeiro toque no solo, levando a maior pico de impacto na região do calcâneo, aumentando a probabilidade de lesões por impacto.
Diante disso, podem se perguntar: Qual a cadência ideal?
Na verdade, ainda não há consenso, mas as variáveis levam a crer que cadências com mais de 170 toques no solo por minuto são mais benéficas.
A maioria dos corredores utilizam dispositivos (celulares, relógios, etc) para registrar seus treinos, e uma das informações que terão em seus relatórios será a quantidade de passos por minutos. Assim você poderá acompanhar sua evolução em seus treinamentos.
Agora, comente aqui se você já sabia sobre a importância da cadência e se tem dúvidas. Pode ainda mandar sua dúvida no meu perfil do instagram @marinhofisioterapia.



Dr. Bruno Marinho
Graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais.
Pós Graduado em Fisioterapia Ortopédica Traumatológica e Desportiva.
Pós Graduando Biomecânica da Atividade Física na Saúde e Reabilitação.
Ampla experiência em Fisioterapia Ortopédica Desportiva e Biomecânica da Corrida.
Professor de Quiropraxia Clínica e Lesões de Membros Inferiores
Atuou como Diretor do Centro de Especialidades em Franca (NGA-16).
Atua como Fisioterapeuta no Instituto Trata / ITC Vertebral.