RESPIRAÇÃO

Please enter banners and links.

Correr faz bem, todo mundo sabe, essa prática com o passar do tempo promove hipertrofia excêntrica, que é o aumento do coração, de artérias e Hemácias – glóbulos vermelhos. Tudo isso resulta em mais sangue e nutrientes e melhor desempenho.

O problema é que muitas pessoas relatam que quando correm grandes distâncias, sofrem por terem a respiração ofegante. Para uma boa corrida, e sem sofrimento, devemos entender que não existe respirar “correto” , porque não há uma regra, isso varia de cada um. O ato de respirar é involuntário, por isso é preciso encontrar o seu ritmo, que deve ser o mais natural possível.

Pois bem, dadas algumas informações sobre respiração durante a corrida, da qual eu tirei de um artigo escrito pelo Dr. Diego Silva Wanderlei, no site Vida Sana, agora eu quero falar de um outro tipo de respiração: A respiração que antecede as treinos e ás provas.

Todo atleta sempre chega mais cedo do que o horário previsto nas provas de corrida, isso por que ele sabe que tem que se alongar, aquecer e fazer seus últimos preparativos. Muitos destes atletas na hora da largada se sentem ansiosos e nervosos. Também sou atleta amador e corredor de rua, e como trabalho com as emoções das pessoas, eu observo sempre como elas estão ansiosas no momento em que antecede uma largada.

Em uma dessas provas em nossa cidade, ouvi uma jovem dizendo em voz alta para os organizadores do corrida: “Esse povo não sabe a angustia que a gente fica em uma largada, se eles soubessem não atrasaria o horário da largada”. A jovem estava muito ansiosa e sua respiração parecia estar comprometida até mesmo antes da prova.

Vai aqui minha dica: Procure nos momentos em que antecede a largada, ter pelo menos de 3 a 5 minutos para fazer um relaxamento acompanhado de uma boa respiração para manter o equilíbrio emocional.

Um bom exercício de respiração antes da prova estabiliza sua frequência cardíaca e te deixa mais relaxado para encarar uma corrida de rua. Um exercício simples, fácil e eficiente para oxigenar o cérebro e deixar uma sensação de bem estar, é o 4-7-8. Você pode respirar puxando o ar por 4 segundos, segurando por 7 segundos e soltando lentamente por 8 segundos, faça algumas repetições de forma bem tranquila.

Crie seu próprio ritual, respire para oxigenar seu cérebro, e sua mente ajudara seu pulmão durante o percurso.

Psicologia do Esporte

Psicólogo: Rony A. Santos

CRP:06/135917

Cel. 99183-5643


Psicólogo Rony A. Santos / CRP 06/135917 Cel. 99183-5643