Please enter banners and links.
Fala corredores de franca e região, tudo certo aí com vocês? Como estão indo nos treinos de corrida? E os treinos de #FORÇA?
Hoje estou aqui porque quero contar uma história bem legal para vocês, vamos lá?
Num país bem grande e alegre, onde o carnaval e o futebol são as maiores paixões, existia dois ótimos corredores de corridas de longa distância, o Josué e o José. Esses dois corredores, segundo especialistas, tinham a mesma capacidade física medida pelo Vo2máx (teste feito para mensurar sua capacidade física de endurance) e estavam treinando para uma prova específica que aconteceria no dia 31 de dezembro daquele ano.
Começaram a treinar 8 meses antes da prova e foram orientados pelos seus treinadores a participarem de um programa de treinamento de força específico e de acordo com seus treinos de corrida. Estava tudo bem planejado e eles só precisavam ir para a academia fazer musculação e funcional. José que era um atleta mais cuidadoso e disciplinado, fez todo o seu programa de força com muito afinco e dedicação e Josué que era um ótimo corredor confiou muito mais no seu “conhecimento” e não deu muita importância ao trabalho de força que seu treinador tinha solicitado. O tempo passou!
Chegou então o dia da grande prova, a famosa Corrida de São Silvestre que acontece em São Paulo e é a maior corrida do Brasil. Josué era considerado por todos (por conta dos seus resultados de anos) o grande favorito para a corrida e José estava alí para tentar desbancar o atleta que as pessoas mais admiravam. A corrida começou forte e os dois corriam o tempo todo lado a lado, o ritmo deles era tão forte que deixaram todos os outros atletas para trás fazendo uma briga entre os dois pelo título da corrida. Faltando alguns minutos para a linha de chegada se depararam com uma subida bem extensa (que já era sabida) que segundo treinadores renomados poderia decidir o final da corrida e o grande campeão.
José estava voando alto e começou arrancar mais forte na Brigadeiro deixando Josué para trás que não aguentou segurar o ritmo e a inclinação da subida e acabou quebrando um pouco o restante da prova. José além de ter subido forte conseguiu manter o ritmo durante o resto da prova e sagrou-se campeão daquela edição da corrida, desbancando o atleta favorito. FIM!
Amigos corredores, estou querendo dizer com essa história fictícia que é muito importante se engajarem em programas de treino de força pelo menos 2 vezes na semana, mesmo sem gostar desse tipo de treino.
O treinamento de força deixa seu corpo mais bonito e preparado para a performance, diminui as chances de lesões, aumenta a sua resistência física para longões e corridas mais rápidas, diminui o seu gasto energético (economia de corrida) fazendo você cansar menos e assim como na história faz você não perder velocidade ao encarar as subidas, traz muita confiança na sua performance.
Mas Davi, como deve ser o treino de força para corredores?
Esse tema proporciona muito pano para mangas e traz muita divergência de opiniões. Alguns treinadores utilizam em seus métodos treinos de força com muitas repetições e pouca carga, eu acho isso INADEQUADO, já que, fazer muitas repetições vai trabalhar sua resistência muscular localizada e isso você já faz correndo não é mesmo?? Essa é a minha opinião, nós treinadores temos formas diferentes de trabalhar e muitas vezes podemos acreditar em teorias diferentes. Tudo é válido.
O treino de força de corredores deve ser realmente focado em trabalhar a força e ter cargas que desafiam você sempre, você precisa trabalhar com muito peso e poucas repetições (até 12) e também deve dar uma oportunidade para ganhar massa muscular, muita massa muscular.
Treinos funcionais e de pilates também são ótimas opções além da musculação, o importante é trabalhar a sua força e fazer desse treinamento complementar algo extremamente importante para sua vida na corrida.
– Ahhh não gosto de musculação!
– Ahhh não gosto de funcional!
– Ahhh não tenho tempo!
Esse tipo de comportamento deve ser banido do seu vocabulário do dia a dia, mesmo não gostando é importante fazer e você deve fazer. Agora se você quer correr sempre fraco e com lesões e parar depois de um tempo a escolha é sua. São só 2x por semana de 30 minutos, vai pra academia e puxa ferro rápido e vai embora, sem MIMIMI.
Espero que tenham gostado do conteúdo, a minha intenção é trazer para vocês conteúdos bem práticos e simples, conteúdos que façam vocês refletirem melhor sobre suas práticas físicas.
Procure sempre um profissional de Educação física para te orientar, sozinho você não consegue e vai se machucar. Pense nisso!
“CORRIDA: Primeiro você sente como se fosse morrer, depois você sente como se estivesse renascendo”. Sou o treinador Davi Morais, Pós-Graduado pela USP, apaixonado por esportes e suas filosofias e especialista em Treinamento de Corrida Para Mulheres e Iniciantes.
Treinador Esp. Davi Morais
Whatsapp: 16 99117-3322