FASCITE PLANTAR

Please enter banners and links.

Atualmente conhecida como Fasciopatia plantar, é uma dor que afeta o calcanhar e a fascia plantar. Trata-se de um processo degenerativo histológico, promovendo desordem no local de inserção dos ligamentos e causando estresse biomecânico em mecanismo de guindaste, gerando micro lesões. Nos dias de hoje, são gastos 2 milhões por ano em tratamento, cerca de 10% da população ao longo da vida terão a patologia. Alguns dos fatores de risco são: excesso de peso, atividades que sofrem impacto e déficit de mobilidade de tornozelo.

Os sintomas característicos da fasciopatia plantar são: dor intensa, dor pela manhã ao se levantar, após longos períodos sentados ou deitados. É comum observar melhora com caminhada contínua e ao final do dia a dor volta intensa. A fasciopatia plantar acomete atletas, em especial corredores. Geralmente diagnosticada após ser considerada a história, fatores de risco, exame físico e exame de imagem (RM).

O tratamento indicado é o método conversador, porém caso não haja melhora durante um longo período de tratamento, pode ser sugerido à cirurgia, o paciente deve ser orientado que mesmo após o procedimento, existe a possibilidade de não ocorrer melhora dos sintomas.

O tratamento conservador fisioterapêutico é muitimodal, com técnicas de analgesia, eletrotermotrapia (estimulação elétrica, laser e ultrassom), terapia manual, liberação miofascial, técnicas de alongamento e ganho de mobilidade de tornozelo e exercícios de fortalecimento. Em alguns casos, podem ser utilizado órtese e tala noturna. Algumas orientações para a melhora matinal é realizar exercício de flexão plantar e dorsiflexão, uso de um calçado com salto de 3 a 5 cm, colocar uma bolinha na sola do pé e ficar massageando.

Espero que possa ter contribuído com algumas orientações.

Dr. Marlon Michel MoreiraD


Graduado em fisioterapia no Centro Universitário Claretiano de Batatais, pós graduando em fisioterapia ortopédica traumatológica desportiva , formação em quiropraxia clínica , experiência na área de fisioterapia geral com ênfase em ortopedia traumatológica desportiva e desordens musculoesqueléticas (ombro, coluna , quadril , joelho e pé ) . Atuante na Clínica Pró-Columna/ Instituto Trata- ITC Vertebral , Franca.