Please enter banners and links.
Ansiedade não é algo tão ruim assim, na verdade ela é um mecanismo de defesa de todo ser-humano. O aspecto positivo da ansiedade é o de colocarmos em estado de alerta, acelerando nosso organismo, enrijecendo nossos músculos, nos capacitando para movimentos mais rápidos, com atenção e focos definidos.
O grande problema é quando o indivíduo perde o controle dessa ansiedade e tem suas atividades comprometidas, na maioria das vezes ela trás pontos negativos por gerar sintomas corporais localizados no intestino ou no peito, enjoos e desarranjos intestinal que compromete o desempenho do atleta, dificultando a corrida, deixando o atleta ainda mais angustiado com sua performance.
Como vencer a ansiedade?
Primeiro é entender e aceitar que você é um ansioso e que todos são e que só o excesso prejudica.
Concentre-se em você e não em outros atletas. Respire fundo e tome consciência do seu corpo, o autoconhecimento e a confiança lhe dará suporte para o controle da ansiedade.
1 km. Por vez.
Em uma partida de futebol quando um time esta sendo derrotado por 2 ou mais gols, a ideia é pensar fazer um gol por vez, porque por mais bonito que um gol seja, ele nunca vai valer 2 ou mais gols. O mesmo pensamento serve na corrida de rua, não adianta o individuo pensar no km10 se ele ainda não fez os três primeiros. 1 km. Por vez e alcançarás o objetivo.
Aprenda a lidar com a ansiedade e nunca se acostume com ela, caso não consiga, sempre busque ajuda de um profissional.
Psicologia do Esporte
Psicólogo: Rony Santos
CRP:06/135917
Cel. 99183-5643