Please enter banners and links.
Na hora do treinamento e corrida todo mundo tem seus segredinhos. Possivelmente se você é da turma que faz exercícios regulares e corre com frequência já percebeu que alguns alimentos te ajudam e outros te prejudicam na hora do exercício. Essa observação é importantíssima. Já falei aqui na coluna que o mais importante na hora de se alimentar é levar em consideração você e seu corpo individualmente.
Se você já tem seus alimentos que pro seu corpo são vantajosos, continue com eles. Mas pra aqueles que ainda vão arriscar, vou dar uma ajuda hoje com algumas opções de alimentos que tem se demonstrado positivo na rotina do atleta/esportista. Como eu sempre digo, não existe alimento milagroso, nada sozinho – fora de uma alimentação equilibrada – vai ser benéfico ou maléfico o suficiente pra você. O importante mesmo é manter uma rotina de escolhas frequente no seu dia a dia.
Pra ajudar no início dessa rotina saudável, começaremos falando dos 3 alimentos que podem ajudar você a praticar seus exercícios: beterraba, banana e mandioca. Possivelmente você deve ter esses alimentos em casa – quebrando o paradigma que a alimentação saudável é inacessível e cara – e justamente por isso decidi demonstrar os benefícios deles. Os primeiros passos pra alimentação saudável devem ser leves, porém constantes, dessa maneira os benefícios serão efetivos. A seguir vamos abordar um por um, pra que você avalie na sua rotina qual pode ser mais benéfico pra você.
Beterraba: Possivelmente alguém da família na infância já
insistiu pra que você comesse a beterraba. E estavam certos, a beterraba é um alimento importantíssimo por conter potássio, sódio, betaína, magnésio e vitamina C,
substancias importantes pra diversas cadeias metabólicas do organismo.Porém,
quando levamos em consideração o atleta, a substancia mais importante da
beterraba é o nitrato. Ela não só contem o nitrato como é uma das principais
fontes alimentares que fornecem essa substância. O nitrato é assim tão
importante porque favorece que o musculo seja capaz de produzir mais força sem
gastar tanta energia na produção, portanto, aumentaria a resistência ao
esforço. Em termos práticos, antes da corrida, esse nitrito pode estimular que
você se esforce mais sem sentir tanta exaustão. E falando em exaustão, o
nitrito também pode ajudar na recuperação pós exercício. Uma vantagem e tanto,
né?
Banana: A famosa banana, já é queridinha dos corredores e atletas, eu nem precisaria advogar por ela. Mas pra quem ainda não sabe o porque desse amor pela banana precisa saber que além do potássio a banana é fonte de energia natural, capaz de fornecer aquela energia na hora da corrida. Além de ser completa em nutrientes que podem ajudar na recuperação pós treinamento. Mas algo a ser ressaltado é: banana não é o melhor alimento pra ser consumido DURANTE o exercício. Sei que já vimos muitos atletas fazendo isso. Mas é um alimento que exige um fluxo sanguíneo aumentado para a digestão, e no momento do exercício, esse fluxo sanguíneo está aumentado no musculo. Portanto a dica da banana é: antes ou depois do treino, ok?
Mandioca: Pra você que não é muito fã da batata doce, pode comemorar. A mandioca é tão boa quanto a batata doce para os adeptos a exercícios. Isso porque a mandioca possui os principais nutrientes para contração e relaxamento muscular: potássio, sódio e magnésio. Além disso é uma forte energética com um diferencial, em sua composição existem fibras alimentares naturais, que fazem que essa energia seja distribuída lentamente. Pode ser um aliado, por exemplo, em exercícios de longa duração, onde a energia vai sendo resposta com o passar do tempo. A principal dica, entretanto, é fazer o teste da digestão. Se você consegue digerir bem a mandioca comendo antes do exercício até 1h antes, ela pode ser sua arma secreta, entretanto, existem pessoas que não se sentem bem comendo mandioca tão próximo. Sendo assim: faça o teste em um dia de treinamento. Agora que você já conheceu alguns alimentos que podem te ajudar faça o teste. Lembre-se de testar sempre em momentos de treinamento: dia de competição nunca é dia de tentar nada novo. E se os resultados forem positivos me conta.
Estou disponível na bodyzone ou no e-mail nutricaodesportiva@bodyzonebr.com.br
Nutricionista Laís Prado