Please enter banners and links.
Nas duas últimas décadas, a Psicologia Positiva, um ramo da ciência psicológica, vem enfatizando o estudo das virtudes humanas. As investigações realizadas pela Psicologia Positiva têm demonstrado que uma vida mais saudável e feliz depende de sistemas de adaptação que nos permitam vivenciar plenamente as experiências. Tais sistemas se processam ao longo do desenvolvimento humano e, dentre eles, um é essencial, a Resiliência.
Resiliência significa a habilidade de persistir nos momentos difíceis mantendo a esperança e a saúde mental. Pessoas altamente resilientes, tornam-se mais fortes após situações difíceis. Por que isso acontece? Porque elas desenvolvem confiança em si mesmas aprendendo novas formas de lidar com os eventos.
O esporte, em especial a corrida de rua tem sido nos últimos anos uma modalidade esportiva onde indivíduos tem buscado qualidade de vida. Mas também em virtude das competições e superações ( internas de cada um) o individuo tem se deparado com suas ansiedades e nervosismo antes de cada prova. É nesse quadro em que temos que superar nossas adversidades, que encontramos em nosso eu real a resiliência para poder superar os obstáculos e sair de cabeça erguida com uma sensação de bem estar. Isso não se aplica somente no esporte, mas também para a vida no seu dia a dia.
Os soldados da elite do exército americano (SEALs) fazem essa pergunta para ensinar a primeira técnica do treino mental. E a resposta é simples: se você precisasse comer um elefante, deveria fazê-lo uma mordida de cada vez. Ou seja, segmentação é a resposta. Quando temos um grande desafio pela frente, a primeira sensação que vem à mente (e sentimos no corpo também) é o medo. E, sem a força mental necessária para vencer esse obstáculo mental, muita gente desiste no meio ou nem cogita tentar.
Divida um desafio em pequenos desafios; o grande problema em pequenos problemas. Se você precisa correr 42km, reparta a distância na mente. Conclua as pequenas tarefas, uma de cada vez. Quando fazemos algo devagar, pouco a pouco, fortalecemos a mente para cumprir o objetivo final. Isso é resiliência mental. A evolução ocorre aos poucos, não se apresse.
Psicologia do Esporte
Psicologo: Rony Santos
CRP: 06/135917