Please enter banners and links.
Com certeza essa afirmativa não é verdadeira, principalmente quando observamos os corredores recreacionais, amadores e iniciantes. Todos os índices de massa corporal têm espaço dentro da corrida. Mas é importante fazer algumas observações.
Primeiro, não significa que o peso corporal não seja fator determinante para correr, que não seria adequado manter o índice de massa corporal dentro do que a literatura mostra como mais saudável (IMC entre 20 e 25).
Em segundo, devemos entender que com maior peso a ser deslocado, será necessário realizar maior força, aumentando esforço final percebido.
Terceiro, as leis de Newton são implacáveis, quanto maior seu peso , maior será a força de impacto no solo, devido a força de reação do chão em relação a sua perna.
Portanto, você pode correr independente de seu peso, mas é preciso entender o que há por trás de toda prática esportiva. Por isso é sempre recomendado iniciar a prática esportiva sob orientação de um profissional competente. Para os mais experientes, manter a orientação e buscar formas de entender melhor o gesto esportivo e sua condição física é o mais adequado.
Lembre-se que a obesidade e o sobrepeso não são restrições absolutas para correr, mas com certeza são fatores associados a outras comorbidades (diabetes, hipertensão arterial, etc.), as quais podem levar a agravamentos na saúde global do indivíduo.
Seja ativo e se possível “adote um sedentário”.