Dores lombares na corrida.

Please enter banners and links.

As dores lombares na corrida estão presentes em muitos corredores, mas por que isso acontece?
Bem, a corrida de rua é um esporte muito completo, que exige muito de todo o organismo. Ao contrário do pensamento de muitas pessoas, a corrida não tem foco apenas nos membros inferiores, e sim em todo o corpo, dos pés a cabeça. Partindo desse princípio, já podemos entender que a coluna lombar estará envolvida durante todo o processo da prática esportiva.
A coluna vertebral é uma estrutura importantíssima, no entanto não é tão frágil quanto se pensa, a região da coluna lombar possui vertebras mais robustas justamente para melhorar o desempenho na sustentação e distribuição de carga. Durante a corrida, todo impacto gerado é distribuído pela coluna lombar e pelos quadris. É claro que uma mecânica desfavorável e gesto esportivo com baixa técnica pode aumentar esse impacto na coluna, podendo provocar dor. Entretanto, o maior fator causador da dor lombar no corredor é a fraqueza muscular dos paravertebrais lombares e estabilizadores do quadril. Musculatura esta, que por estarem descondicionadas, ou com força inadequada à demanda, fadigam rapidamente gerando sobrecarga em estruturas estáticas, ou promovem espasmos e contraturas locais.
Desta forma, o ideal para diminuir as chances de dores lombares durante a corrida, faça um bom trabalho de resistência de músculos lombares e de quadril, além de investir numa boa técnica de corrida.

Dr. Bruno Marinho
Graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. 
Pós Graduado em Fisioterapia Ortopédica Traumatológica e Desportiva.
Pós Graduando Biomecânica da Atividade Física na Saúde e Reabilitação.
Ampla experiência em Fisioterapia Ortopédica Desportiva e Biomecânica da Corrida. 
Professor de Quiropraxia Clínica e Lesões de Membros Inferiores
Atuou como Diretor do Centro de Especialidades em Franca (NGA-16). 
Atua como Fisioterapeuta no Instituto Trata / ITC Vertebral.