Please enter banners and links.
É notável em nossa sociedade o grande preconceito quanto às pessoas com deficiência, sendo sempre associada a pessoas sem utilidades, em um mundo capitalista que prioriza a produtividade e o consumo.
Esta associação perpassa a sociedade e leva, muitas vezes, os familiares e as pessoas com deficiência a não se perceberem como úteis, e pertencentes ao mundo social.
A partir do momento em que a sociedade conseguir enxergar os PCD por suas capacidades e não pelo que lhes faltam, seu universo existencial se expande de maneira a conhecerem potencialidades que nunca tiveram acesso antes. Com isto o esporte em especial a corrida de rua, passa a ser um caminho ao reconhecimento pessoal que permite ao indivíduo conhecer suas próprias capacidades, assim como uma via de acesso ao reconhecimento social, uma vez que quando os atletas, atingem resultados expressivos na carreira esportiva, passam a ser reconhecidos e se transformam em exemplos para uma sociedade que, em geral, os viam como pessoas incapazes.
Que possamos fazer mais e acreditar no potencial de transformação e cuidado evidenciado por atitudes facilitadoras que nós; profissionais da saúde, assessorias e equipes temos a oferecer a todos os PCD.
Psicologia do Esporte.
Psicólogo: Rrony Santos
CRP:06/135917
Cel. 99183-5643